quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Quem vai paga a conta?


O impasse continua em Copenhague.
EUA e China não têm acordo. Ambos são responsáveis por 40% da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atualidade. A liberação de CO2 é considerada o principal causador do aquecimento global, segundo os relatórios da ONU.
A China argumenta a responsabilidade histórica dos países industrializados como os principais causadores do desequilíbrio ambiental que vive o planeta. Portanto deverão ter compromisso reparador, liberando recursos aos países em desenvolvimento com o propósito de redução das atividades que mais poluem o meio ambiente. Os EUA simplesmente se negam a terem esta responsabilidade.
É uma briga de gigantes. Mas a população pobre do mundo é quem está pagando o pato.
Em pleno século XXI os trabalhadores ainda são expostos a trabalhar em ambientes altamente poluídos e poluidores em milhões de unidades produtivas espalhadas por este mundo afora.
Mas o operário, aquele que mete a mão na massa, que apesar da alta tecnologia está na fábrica processando a matéria, tem algum representante em Copenhague?
Nem precisa comentar a resposta.
Então quem está lá, representa o capital. Querem mesmo é melhorar suas taxas de lucro.
Não é por acaso que Todd Stern, representando a posição dos EUA declarou:
"Reconhecemos cabalmente nosso papel histórico na poluição atmosférica, mas rejeito categoricamente qualquer idéia da culpabilidade ou de reparações".
Representando a posição do Brasil e aliado com a China, Sérgio Serra manifestou: "Sem dinheiro, nenhum acordo!".
O problema é o dinheiro.
Já é possível perceber que de Copenhague não podemos esperar muito. Ou melhor, não podemos esperar nada.
A característica do capitalismo é a busca incondicional do lucro em meio à completa anarquia da produção. Sua principal fonte geradora e concentradora de riqueza é a exploração do trabalho assalariado.
Assim, para a burguesia, meio ambiente está lá no fim da fila. Estes eventos sevem mais para consolidar seu domínio ideológico.
Cada dia fica mais evidente que o capitalismo não tem mais nada a oferecer de bom à humanidade. De mal tem muito: miséria, violência, desesperança. Será que isto já não cheira a barbárie?
Será que a burguesia tem interesse em gastar dinheiro no combate ao aquecimento global?

Nenhum comentário:

Postar um comentário