domingo, 12 de dezembro de 2010

Socialismo Utópico e Socialismo Científico

Com o surgimento do modo de produção capitalista, florescem as idéias socialistas.

Em princípios do século XVIII são destaques as idéias de Saint-Simon, Fourier e Robert Owen. São os principais teóricos do socialismo utópico como caracteriza Friedrich Engels: “Para todos eles, o socialismo é a expressão da verdade absoluta, da razão e da justiça, e é bastante revelá-lo para, graças à sua virtude, conquistar o mundo”*. Engels destaca que os socialistas utópicos não pretendem salvar uma classe específica, mas toda humanidade. Nesta linha não detectam qual ser a força transformadora que levará ao socialismo, ou melhor, basta convencer os bons burgueses.

Tendo como referência os socialistas utópicos, os economistas clássicos ingleses, principalmente Adam Smith e David Ricardo, e a filosofia alemã, com destaque para Hegel, Karl Marx em sua principal obra, “O Capital”, desvenda as forças que regem o capitalismo.

No conjunto de sua obra submete os idealistas à mais severa crítica. Rompe com os sonhos utópicos e desvenda a realidade tendo como ferramenta o materialismo histórico e a dialética. “Para converter o socialismo em ciência era necessário, antes de tudo, situá-lo no terreno da realidade”, afirma Engels**.

No Manifesto Comunista de 1848 e em toda sua obra, Karl Marx e Friedrich Engels deixam bem fundamentado que é a classe operária assalariada a força revolucionária que porá fim à exploração capitalista e rumará na construção de uma sociedade socialista. Tem assim a tarefa de libertar a sí e toda humanidade.

No alvorecer do século XXI muitos que se autodenominam socialistas estão no campo da utopia, do idealismo, que querem “salvar a humanidade” e até negam a existência da classe operária assalariada no mundo “moderno”. Inventam táticas mirabolantes que se transformam em força auxiliar da política burguesa.

É hora de retomar as bases do Socialismo Científico, definir uma estratégia e tática revolucionária.

*Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico - Friedrich Engels.
** Idem

Nenhum comentário:

Postar um comentário