domingo, 20 de março de 2011

A nova oligarquia

Percebemos que a direção nacional do PSOL mostra suas verdadeiras garras. Primeiro não respeitam o estatuto do partido que eles mesmos aprovaram. Também mostram não serem adeptos da verdadeira democracia.

No estatuto está definido que ao entregar a ficha de filiação assinada e abonada por um filiado, o novo pretendente poderá ser contestado por qualquer filiado em um prazo de até 30 dias. Havendo contestação do novo filiado, as instâncias de deliberação do partido ouvirão as razões da contestação e a defesa dos que pretendem manter a filiação.

Após a exposição de todos os fundamentos das partes, a instância decide a manutenção ou não da filiação.

Sem entrar no mérito da contestação, em 18 de março de 2011 a Executiva Nacional já tomou a decisão de forma unilateral e sem respeitar a democracia interna assegurada pelo estatuto.

Os pedidos de filiação de Haroldo Sabóia e Franklin Douglas estão sendo contestados por muitos militantes do PSOL no Maranhão. Em 19 de março de 2011 a maioria da Executiva Estadual do PSOL do Maranhão aprovou a contestação destas filiações.

Mas a Executiva Nacional nem procurou ouvir a direção municipal de São Luís ou estadual do PSOL no Maranhão.

Ao mesmo tempo pisoteou a verdadeira democracia e jogou o estatuto do PSOL no lixo.

Agindo assim, temos mais uma oligarquia que decide tudo no PSOL a revelia de seu estatuto.

Entendemos oligarquia como sendo o poder concentrado nas mãos de poucos. (Oligarquia... regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família - Dicionário Houaiss).

A Executiva Nacional do PSOL bloqueou qualquer discussão sobre o assunto. Pode amanhã meter guela abaixo dos militantes do PSOL a filiação de lideranças questionáveis. Esta prática já é comum em muitos partidos. A última novidade foi a direção nacional do PT impor a aliança com Roseana Sarney.

Carlos Lopes
Membro do Diretório Estadual do PSOL - Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário