A internet é o meio que revoluciona a comunicação. A burguesia tem trabalhado duro para encontrar meios de impor algum tipo de controle, mas até o momento não tem conseguido êxito.
O telespectador passivo que apenas recebia informações filtradas agora tem o mundo para interagir. A internet, permitindo interatividade, muda o padrão convencional.
Percebemos, entretanto que o movimento dos que lutam pelo socialismo não tem feito bom uso desta ferramenta. Ao fazermos buscas por notícias ou assuntos com uma visão crítica que aponte versões do ponto de vista dos trabalhadores temos poucos resultados e na maioria dos casos resultado nulo. Este mundo continua dominado pelas grades agências de comunicação tipo BBC, Reuters, EFE, AFP, etc.
Combinado com os meios de comunicação tradicional, TV, Rádio e jornal impresso, a grande massa não tem disponível informações com visão que represente seus legítimos interesses. Fica configurado domínio absoluto da capital que impões as regras do que deve ser divulgado. É a ditadura da burguesia.
Com a internet, em um processo colaborativo, com custos plenamente acessíveis é possível construir uma rede de informação e comunicação a serviço da luta pelo socialismo. Temos ao alcance uma ferramenta que pode superar o domínio do ponto de vista burguês. É uma tarefa para os socialistas de todo o mundo.
Foi justamente vasculhando na internet que encontramos o texto “Caminhos da revolução digital”. Leitura interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário