quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lançamento do Gemmarx

Lançamento do Gemmarx – Grupo de Estudos Marxista do Maranhão, em 16 de abril de 2010.
Segundo informe do setor de Comunicação do Sintrajufe/MA, militantes das lutas sociais no Maranhão, professores da UEMA, UFMA, Federal de Santa Catarina, Federal Fluminense, Faculdade São Luís, membros de sindicatos e movimentos sociais e comunidade em geral reúnem-se nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 8h da manhã para debater duas questões fundamentais no pensamento de Marx/Engels: a crise no capitalismo e a questão da liberdade e da determinação.

O grupo de Estudos Marxistas do Maranhão, Gemmarx, será lançado oficialmente nesta sexta-feira, a partir das 8h, com uma extensa programação no Auditório Che Guevara, do Sindicato dos Bancários (rua do Sol, 419, Centro, São Luís).

Haverá conferências, debates, mesas redondas e lançamento de revistas de pesquisas. Estarão reunidos representantes de várias universidades e movimentos sociais. Segundo os coordenadores, o grupo segue iniciativa semelhante surgida em Paris, quando, a partir de 1998, foram criados os espaços Marx, para mostrar a atualidade e validade deste que foi um dos grandes pensadores das lutas sociais em todos os tempos. A proposta é instigar o pensamento crítico embasado na teoria social marxista para analisar a realidade social tanto global, como nacional e, mais especificamente, a maranhense. Os participantes buscam a teoria social de Marx como forma não apenas de pensar o mundo, mas, também, de transformá-lo.

O Seminário de Lançamento conta com o apoio do Sintrajufe (Sindicato dos servidores do Judiciário Federal e MPU) e Sindicato dos Bancários. A programação, além dos debates, constará ainda, ao seu final, com o lançamento da Revista Lutas Sociais, da PUC/SP. A seguir, a programação completa:

8h às 8h30 - Abertura do Seminário

8h30 às 11h30 - Mesa-redonda: "O Capital e suas crises"
Prof. José Martins (UFSC/Núcleo 13 de maio), Prof. Saturnino Moreira (UEMA) e Prof. Acrísio Mota (UEMA/Núcleo 13 de Maio), sob a coordenação da Profª Nazaré Lima (Núcleo 13 de Maio)
14h30 às 17h30 - Conferência-debate: "Liberdade e Determinação em Marx"
Prof.ª Virgínia Fontes (UFF) e Prof. Paulo Rios (Faculdade São Luís), sob a coordenação da Profª Zulene Muniz Barbosa (UEMA)
17h30 às 18h - Lançamento do nº 23, da Revista Lutas Sociais (PUC-SP), sob a coordenação da Profª Joana Coutinho (UFMA)
18h - Encerramento
Não será preciso cadastro prévio para ter acesso à programação. Haverá certificado de participação para os presentes. O Sintrajufe apoia o Seminário de lançamento do Gemmarx. Mais informações podem ser obtidas com Paulo Rios (98-8899 0821), membro da organização do Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário