sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pré-sal: o petróleo é nosso?


O Comitê de Imperatriz da campanha “O Petróleo é nosso” informa em seu boletim que a comissão especial do Congresso que trata do modelo de exploração de petróleo aprovou nessa quarta, 11 de novembro de 2009, a adoção do modelo misto proposto pelo governo.
O pré-sal e demais áreas consideradas estratégicas serão geridas pelo modelo de partilha de produção. O restante continua sob o sistema de concessão, assim como todos os blocos já leiloados. Com esta atitude, o relator rejeita projeto dos movimentos sociais que luta pelo monopólio estatal do petróleo.
Caso o plenário (onde a representação dos trabalhadores é quase zero) aprove o parecer do relator, os brasileiros terão mais este abacaxi para descascar.
Esta é uma luta que o conjunto dos trabalhadores brasileiros e a juventude não podem ficar à margem, pois a riqueza potencial do pré-sal pode contribuir para resolver problemas graves enfrentados pelos brasileiros: educação, saúde, moradia, saneamento básico, etc.
É muita riqueza em jogo e simplesmente não podemos deixar os ianques deitarem e rolarem, se apoderando do que é nosso. Nossa sina não pode ser a eterna colonização.
Devemos ficar atentos com líderes como Fernando Henrique Cardoso que literalmente “entrega o ouro ao bandido”. Alterou o marco regulatório com a Lei 9478/97 (Lei da Traição). Com esta Lei, o petróleo brasileiro pode ser entregue a grupos privados nacionais ou estrangeiros. No blog http://www.opetroleoenosso.blogspot.com/ consta uma opinião que bem representa nossa indignação:

"Sempre houve traição ao povo brasileiro. Lesa-pátrias nunca faltaram. Uma das maiores traições à nossa gente é a Lei 9478/97 (Lei da Traição), de FHC. Segundo esta lei, o petróleo brasileiro pode ser entregue a grupos privados nacionais ou estrangeiros, com pequeno imposto para o país. Entre outras multinacionais que têm se apropriado de nosso petróleo, através dos malfadados leilões, estão a Shell e a Repsol. A Shell exporta 60 mil barris diários de petróleo, com direito a cada vez mais aumentar seus lucros às nossas custas. Petróleo extraído de áreas descobertas pela Petrobrás, depois de anos de pesquisas, com recursos vindos de impostos pagos pela nação brasileira".

Neste sito a Petrobrás fornece algumas informações básicas sobre o que é pré-sal: http://www2.petrobras.com.br/presal/cada-vez-mais-fundo/
Sítios da campanha nacional “O Petróleo é nosso”:
http://presal.org.br/
http://www.apn.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário