domingo, 9 de maio de 2010

A burguesia não enxerga outro fim a não ser o lucro.

No processo de produção capitalista o lucro é apropriado exclusivamente pela burguesia. Entretanto para realizar este lucro, precisa de trabalho coletivo. É um objetivo que encerra profunda contradição com os interesses dos trabalhadores.

O que é então o trabalho coletivo?

Não existe unidade produtiva em larga escala que prescinda de dezenas, centenas e até milhares de trabalhadores realizando diversas funções. Mais detalhado ainda, antes de um produto entrar em processo de produção foi objeto de pesquisa de vários especialistas que aproveitaram todo o conhecimento produzido pela humanidade relacionado com aquele objeto.

É esta pesquisa desenvolvida por especialista em muitas universidades ou laboratórios das grandes corporações.

Como para chegar ao produto final precisa desta multidão de trabalhadores e estudiosos (que também são trabalhadores) é o que caracteriza que a produção apropriada pelo capitalista é resultado do trabalho coletivo.

De forma precisa Karl Marx em sua obra prima “O Capital” demonstrou que este excedente que é produzido pelo trabalho é apropriado pelo capitalista. É a mais-valia.

A exploração do trabalhador é a base de sustentação do modo de produção capitalista.

Não existe capitalismo sem exploração do trabalhador e sem desigualdade social. No Maranhão, no Brasil e no Mundo se expressa na multidão submetida ao estado de miséria e opressão.

É importante destacar que para avançar sobre regiões onde as relações capitalistas são pouco desenvolvidas, a burguesia precisa da intervenção do Estado.

Foi e é o que acontece no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário