segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A escravidão do trabalho assalariado


Dia 27 de outubro de 2009, no Jornal Folha de São Paulo tinha uma matéria com o seguinte título: “Sudeste lidera rankink de trabalhadores em situação análoga à escravidão”.
No conteúdo da matéria tínhamos a informação de que “entre janeiro e 11 de setembro, dos 2.216 trabalhadores encontrados em situação degradante e resgatados, 729 deles (33%) estavam na região mais populosa e rica do país. A quantidade de resgates no Sudeste é puxada por Rio (361) e Minas Gerais (270). Somente uma operação do grupo móvel de fiscalização no interior fluminense resgatou 280 trabalhadores na cana-de-açúcar”.
Em final de outubro/2009 os telejornais não se cansavam em mostrar cenas de guerra como a queda de um helicóptero da Polícia Militar em operação nas favelas do Rio de Janeiro, atingido por tiro de defensores do tráfego. Em São Paulo é comum conflitos envolvendo Policiais e favelados.
A violência tomou conta do Brasil. Não há cidade onde seja possível sair tranqüilo sem a possibilidade de ser assaltado. Mesmo na zona rural, os assaltos são freqüentes.
Onde há capital, há miséria e também violência.
Estamos vivendo um estado de barbárie?
Tudo indica que este é o legado do capital monopolista. No Brasil seus efeitos são bem transparentes: super concentração de renda e ampliação da pobreza. O índice de desemprego estrutural é alarmante. Milhões se amontoam nas favelas em todas as metrópoles do país. Aí a presença do Estado é quase zero: não oferece segurança, educação, saúde, saneamento; o Estado nada garante a esta população a não ser demagogia em período eleitoral.
É evidente que os de baixo não vão ficar quietos. Estão procurando meios de vida a qualquer custo. Um destes meios é o tráfego de drogas. Mas quem vive do tráfego de drogas é uma minoria. Estes traficantes e a Polícia submetem a multidão que vive nas favelas a um verdadeiro estado de guerra.
Além de não constituir nenhuma garantia de sobrevivência para os de baixo, que são a absoluta maioria, o capital ainda submete milhares de trabalhadores a regimes de trabalho semelhante à escravidão, conforme reportagem mencionada acima. “Ao lado de um canavial sempre tem miséria” comentou o sociólogo Esmeraldo Lopes. Onde tem uma fábrica, sempre há muitos desempregados, refleti diante da observação sobre o canavial.
Não é difícil perceber que apesar de ter desenvolvido enormemente as forças produtivas, o capitalismo é hoje o principal entrave ao desenvolvimento da humanidade.
O capitalismo tem esta contradição insolúvel: para explorar ao máximo a força de trabalho, precisa de um exército de desempregados disposto a entrar em atividade quando o capital precisar. Sem desempregado, não há capitalismo. O desemprego é quem gera o estado de miséria a que está submetido milhões de pessoas.
Para se ver livre da miséria, é necessário também se ver livre do capitalismo.
Os trabalhadores lutam cotidianamente por emprego e melhores salários. Mas diante de qualquer crise ou desenvolvimento tecnológico, são lançados no desemprego e na melhor das hipóteses, seus salários rebaixados. Com a onda neoliberal, querem lhes arrancar todos os direitos trabalhistas.
A luta por melhores salários é fundamental, mas não é suficiente. Para resolver definitivamente a questão salarial é necessário superar o modo de produção. Capitalismo com desenvolvimento sustentável é lorota: no primeiro sinal de crise, os prejuízos serão lançados na contabilidade dos trabalhadores.
É hora de pensar uma sociedade socialista onde a produção da riqueza que hoje já é coletiva, seja também apropriada de forma coletiva.
Com o alto desenvolvimento das forças produtivas e conhecimento assimilado pelos trabalhadores, não é mais necessário que uma “meia dúzia” de capitalistas parasitas se aproprie da riqueza produzida.
É necessário romper com o capitalismo e construir uma sociedade onde não há escravidão do trabalho assalariado, onde os homens livremente associados produzam e coletivamente se apropriem do que é necessário para uma boa vida. Assim haverá condição real de eliminar os problemas da violência, favelas ou guerras. Terão sim condições de melhor conhecer a natureza e estabelecer relações de humanidade e de paz.
Carlos Lopes
02 de outubro de 2009

3 comentários:

  1. Então. Quer dizer que a culpa da miséria e desgraça do povo seria o nosso sistema? Se mudança de sistema fosse solução, paises como Cuba e Coréia do Norte seriam paraísos. Muito diferente, são verdadeiros inferno. Será que os exemplos deixados pelos países socialistas e comunistas não são bastante? Produziram apenas miséria, fome, caos, desigualdade, injustiça e ditadores psicopatas.

    Atribuir a principal culpa aos gestores desse tal sistema não seria mais racional? Você, por acaso, sabe que quem gere, quem administra, quem manipula, quem comanda tudo isso é um ser (irracional) chamado homem, com toda sua imperfeição e características de: maldade, violência, egoísmo, corrupção, etc? Lidar com o ser humano é mais complexo do que se pode imaginar. Portanto, extinguir, eliminar tais traços de nossa sociedade (corrupção, desigualdade, violência, guerra, etc.), enquanto existir a espécie humana, é o mesmo que acreditar em saci-pererê, duendes e papai Noel.

    Seria o socialismo e/ou comunismo sistemas perfeitos? Seriam eles geridos por extraterrestres, ou algum santo? Quem sabe, os adeptos de Karl Marx – diferentes dos mortais, seres perfeitos, honestos, incorruptíveis, super-evoluidos, super-inteligentes, graduados em gestão e superdotados de bom senso - fossem as pessoas indicadas para tal. O importante é compreender que qualquer sistema, qualquer regime já seriam falhos quando criados, inventados e geridos pelo homem.

    Concordo que temos que perseguir e achar meios para diminuir a desigualdade entre as pessoas; trabalhar para propiciar dignidade ao ser humano, porém, com discursos que tenham consistência, possíveis de emplacar no âmbito da prática, a invés de discursos recheados de teorias utópicas, de fantasias típicas de romances. Ter bom senso para distinguir o que é lógico, real e o que é ficção; não viver em fantasias, distorcidas por miopias ideológicas, que atrapalham a compreensão do mundo real.

    Bem, acho que a mudança proposta seria em outra, ou outras esferas. Também, acho que estamos buscando o mesmo ideal, o mesmo objetivo, porém, por estradas diferentes. Caso enveredemos em caminhos errados, estaríamos perdendo tempo. Pense nisso!

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza de que você ainda não entendeu que não adianta tentar direcionar e comparar desenvolvimento econômico e social de paises(Cuba, Coréia do Norte etc) que tentam manter uma experiência de regime socialista tendo como referência centros que se submetem ao Imperialismo e à ordem de consumo para dizer que há miséria nesses referidos paises, lembre-se que o embargo é imposto pelos mesmos paises democráticos e ricos.

    Você entra em contradição no ponto que defende o tal regime capitalista, justificar que é da natureza do homem causar o mal ao seu semelhante, e com isso, tirar das costas do capitalismo esse fardo. É exatamente ai, no ponto em que um sistema econômico força o ser humano a tomar atitudes de escravidão e exploração do seu semelhante - como bem coloca o texto de Carlos Lopes - que nos impulsiona contra esse sistema. Queremos um "novo homem" e para alcançar esse objetivo precisamos destruir a doença que o infecta - o capitalismo - tornando-o cada vez mais esse ser maldoso, violento, egoísta, corrupto, desigual e apreciador de guerras.

    Não são os conhecedores da teoria Marxista ou os comunistas que propiciarão a mudança e a direção, muito menos extraterrestres - assim como você desse num comentário que o brasileiro não tem capacidade de gerir suas empresas -, Marx e Lenin já dizia e nós apenas procuramos conscientizar a única classe que pode implantar e manter o socialismo, a dos trabalhadores, que eles se organizem e tomem o poder da produção e da distribuição da riqueza produzida pela mais-valia.

    Não perca seu tempo procurando o bem estar da população no modo de produção capitalista, isso é história da carochinha ou contos de fadas, assim como os políticos fazem suas promessas de progresso e redenção de uma cidade através de mágicas que nem mesmo eles acreditam.

    Não é em nossa mudança de discurso, muito menos nos meios que utilizam que se justificarão os fins, mas sim numa tomada de consciência de classe que se encontrará a saída para essa barbárie que infelizmente só tende a crescer.

    ResponderExcluir
  3. LENDO O BLOG DO WILSON DESCOBRI O SEU, TA MUITO LEGAL...VISITE O MEU TAMBÉM.OBRIGADO

    ResponderExcluir